terça-feira, 11 de outubro de 2016

Informação Complementar - Padre António Vieira - Sermão de Santo António aos Peixes

O mais conhecido dos sermões de Vieira: “O Sermão de Santo António aos peixes”
Escolhendo como auditório, e à semelhança do ocorrido outrora com Santo António, em Itália, os peixes, já que os homens (neste caso os colonos de São Luís do Maranhão, em 1663) pare- cem ser maus ouvintes e não aceitar a pregação, Vieira elabora uma ampla alegoria em que se propõe louvar, por um lado, e criticar, por outro, os peixes (atribuindo-lhes qualidades que não encontra nos homens, no primeiro caso, e criticando-lhes defeitos comuns aos mesmos homens, no segundo caso).
É para todos óbvio que o que preocupa Vieira são os comportamentos errados dos homens, contra quem, afinal, este sermão constitui uma vigorosa diatribe. E foi bem entendido pelo auditório – dado que, como consta em epígrafe, o Sermão foi pregado “três dias antes de se embarcar ocultamente para o reino”, numa viagem que se aparenta uma fuga.
O sermão é construído de acordo com as regras habituais no sermão seiscentista e apresenta o seguinte plano ou estrutura:
Na primeira parte – capítulo I – que constitui o Exórdio, desenvolve Vieira o conceito predicável, partindo da frase bíblica “Vos estis sal terrae” (vós sois o sal da terra), frase proferida por Cristo, dirigindo-se aos discípulos e pregadores. Interroga-se então Vieira sobre as virtudes do sal – dizendo que o sal serve para salgar, impedindo a corrupção – e, sobretudo, sobre porque é que o sal deixou de salgar, dado que a terra está corrupta. Continuando o seu raciocínio lógico, conclui que “ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma cousa e fazem outra”, ou é porque “a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem.” Assim sendo, que fazer? É então que aduz o exemplo de Santo António e se propõe pregar, como ele, aos peixes. Faz então uma invocação/prece a Maria, “Domina maris: senhora do Mar”.
Entrando no Desenvolvimento ou Argumento (capítulo II), estabelece o plano do Sermão: “Suposto isto, para que procedamos com clareza, dividirei, peixes, o vosso sermão em dois pontos: no primeiro louvar-vos-ei as vossas virtudes, no segundo repreender-vos-ei os vossos vícios”. Inicia, então, os louvores; com o mesmo rigor analítico, ocupa-se, neste capítulo, dos louvores dos peixes em geral “ouvem e não falam”, sendo, pois, bons ouvintes; são obedientes e discretos, evitando o convívio com os homens; além disso, não se deixam domesticar, perdendo, com isso, a liberdade, como sucede aos outros animais ao se deixarem domesticar: “E entretanto vós, peixes, longe dos homens e fora dessas cortesanias, vivereis só convosco, sim, mas como peixe na água”. No capítulo seguinte, o III, Vieira vai louvar alguns peixes em particular. Começa por fazer o seu retrato físico, a partir do qual extrai a simbologia adequada. Louva o peixe bíblico de Tobias (o seu fel curava da cegueira, como a língua áspera de Santo António, outrora, curava da cegueira (os vícios) os homens), a rémora, peixe pequenino, mas com muita força, capaz de derrubar uma nau (como a língua de Santo António, fraca, mas poderosa contra as naus da Soberba, da Vingança, da Cobiça, da Sensualidade); o torpedo, dotado de força para fazer tremer o braço dos pescadores (como as palavras de Santo António faziam tremer os pecadores) – é que, como no mar, pode-se “pescar” também em terra – pescando até os reis “cidades e reinos inteiros” – repare-se que Vieira “joga” com o duplo sentido, denotativo (pescar no mar) e conotativo (pescar: roubar); louva igualmente um peixe tropical, o quatro-olhos, assim designado porque tem dois olhos virados para cima (o que lhe permite defender-se das aves de rapina) e dois para baixo (defendendo-o dos inimigos marinhos); assim deveriam ser os homens, para que, com os olhos virados para cima, pudessem contemplar o Céu, e com os olhos virados para baixo, o Inferno.
Do mesmo modo que os louvores dos peixes haviam sido distribuídos por dois capítulos, em louvores dos peixes em geral e de alguns peixes em particular, também os defeitos vão ocupar dois capítulos, abordando-se primeiro os defeitos em geral e depois os defeitos dos peixes em particular.
Assim, no capítulo IV, Vieira critica os defeitos gerais dos peixes, o maior dos quais é que se comem uns aos outros, e mais grave ainda, “são os grandes que comem os pequenos”. Para mostrar aos peixes quão terrível é este defeito, convida-os a olhar para terra e ver como também os homens se “comem” (no sentido metafórico de “exploram”) uns aos outros e o fazem da mesma maneira: “os pequenos são o pão do quotidiano dos grandes”, sendo comidos diariamente como o pão, e não apenas ocasionalmente, como os outros alimentos. É, pois, a universal antropofagia cometida pelos grandes que Vieira critica em páginas sublimes – e, mais grave ainda, em terra os homens comem-se em vida e na morte, apontando como exemplos o que sucede com um moribundo [...].
Outro defeito dos peixes é o de correrem atrás de iscos, falsos chamarizes que os levam à morte – também os homens, que vão atrás de engodos, movidos pela vaidade e por falsos valores. O capítulo V é consagrado aos defeitos de alguns peixes em particular: – os roncadores, que, como S. Pedro, que depois de muito fanfarronar, negara Cristo, roncam muito e fazem pouco; os pegadores, que têm o costume de se pegarem a outros peixes maiores, sendo deles parasitas – e que não se lembram que, se aqueles a quem se pegam forem apanhados, eles irão juntamente; os voadores, peixes que se não contentam com nadar, querem também voar e isso faz com que sejam mais facilmente apanhados pelos marinheiros; e finalmente o polvo1, perito na arte da dissimulação e, por isso, o “maior traidor do mar”, segundo Vieira, por se fazer da cor e forma dos sítios em que se encontra, a m de melhor abraçar e matar as presas.
É óbvio que todos estes defeitos dos peixes têm o seu correspondente nos comportamentos dos homens, também “roncadores” inconsequentes, “pegadores parasitas”, ambiciosos como os voadores e traidores e dissimulados como o polvo.
O capítulo VI é de Conclusão ou Peroração: “Com esta última advertência me despido, de vós, meus peixes”, convidando-os a louvar a Deus: “louvai, peixes, a Deus, os grandes e os pequenos”, porque “vos criou em tanto número. Louvai a Deus, que vos distinguiu em tantas espécies [...]; louvai a Deus que vos sustenta; louvai a Deus que vos conserva; louvai a Deus que vos multiplica; [...] e assim como no princípio vos deu sua bênção, vo-la dê também agora”.
Neste sermão Vieira serve-se dos argumentos habituais: exemplos e frases, extraídos das Escrituras e dos Doutores da Igreja, minuciosamente dissecadas e analisadas, como se as palavras e o seu aspeto fónico e semântico fossem portadoras de significação mais profunda; serve-se também da descrição anatómica dos peixes, considerando que a sua forma externa é imagem e símbolo dos seus vícios ou virtudes; para além destes argumentos, é visível a construção rigorosa e geométrica do sermão e do seu discurso, o recurso a jogos de palavras e a propriedade e riqueza vocabular.
PAIS, Amélia Pinto, 2004. História da Literatura em Portugal – Uma perspetiva didática. Vol. 1. Época Medieval e Clássica. Porto: Areal (pp. 221-223)

1. Que, como sabemos, não é um peixe, mas um molusco cefalópode; a tanto não chegavam os conhecimentos de Vieira.

Sem comentários:

Enviar um comentário