terça-feira, 11 de outubro de 2016

Informação complementar - Padre António Vieira

O imperador da língua portuguesa

Padre António Vieira, figura incontornável da língua portuguesa, afirmava no Sermão de Santo António aos Peixes que “os homens, com suas más e perversas cobiças, vêm a ser como os peixes que se comem uns aos outros [...] e os grandes comem os pequenos”. Mal sabia o jesuíta que esta alegoria se adequaria à sua vida. Depois de ter sido nomeado pregador da corte por D. João IV, acabou perseguido e preso pela Inquisição, tendo-lhe valido a proteção do Papa Clemente X.
Aos sete anos, Vieira partiu com a família para o Brasil, onde o pai, da baixa nobreza, foi ocupar o cargo de secretário da Governação, na Baía. Estudou no colégio jesuíta daquela cidade e entrou para a Companhia de Jesus em 1623, sendo ordenado sacerdote em 1634. Um dos seus primeiros sermões foi pregado a uma confraria de negros escravos.
Os seus dotes oratórios já tinham começado a dar nas vistas quando, perante a ameaça de um ataque holandês, em 1640, pregou na Baía um sermão aguerrido: “Pela vitória das nossas armas.” Reconhecido como aquilo a que hoje se chamaria um autêntico especialista em comunicação, o jesuíta foi escolhido para fazer parte da delegação que, em 1641, rumou a Portugal para manifestar a D. João IV o apoio do Brasil à Restauração.
Em Lisboa foi o triunfo. Os seus sermões em linguagem simples e clara, cheios de metáforas para melhor ilustrarem o que pretendia comunicar, comoveram de tal forma o rei, que logo o nomeou pregador da corte, com lugar cativo na capela real. Mas Vieira não se ficou pelas homilias: a habilidade com que utilizava o púlpito para fazer passar a sua “agenda política” não passou despercebida a D. João IV, que o incumbiu de delicadas missões secretas no estrangeiro. [...]
O apoio de Vieira ao rei num litígio com os jesuítas fez com que estivesse à beira de ser expulso daquela ordem religiosa. Para evitar a expulsão voltou para o Brasil. No Maranhão, conviveu com os índios e envolveu-se em disputas com os colonos que os escravizavam. Data dessa altura (1654) o Sermão de Santo António aos Peixes.
Os colonos dispensavam o acicate de tão sonora “voz da consciência” e, de armas na mão, obrigaram o padre a voltar a Lisboa, em 1661. Não se deu bem. O seu protetor, D. João IV, mor- rera em 1657, e o conde de Castelo Melhor, ministro do novo rei D. Afonso VI, desterrou-o quando soube que Vieira conspirava a favor do infante D. Pedro.
Em 1662, a Inquisição abriu-lhe um processo, acusando-o de ter opiniões heréticas. O pretexto foi o livro Quinto Império do Mundo, Esperanças de Portugal, que escrevera ainda no Brasil, e onde anunciava a ressurreição de D. João IV. Foi proibido de pregar e condenado a prisão numa das casas dos jesuítas.
Salvou-o o golpe de Estado do infante D. Pedro, em 1667, que destronou o irmão e lhe ficou com a mulher. Vieira foi libertado e partiu para Roma, onde os seus sermões encantaram o Papa, os cardeais e a Rainha Cristina da Suécia, que ali vivia depois de ter abdicado. Em Itália estreitou a sua relação com os judeus e escreveu contra a Inquisição. Antes de voltar, obteve do Papa Clemente X um salvo-conduto que impedia os inquisidores portugueses de o incomodarem. Chegou a Lisboa em 1675, já com 67 anos. A proteção papal foi preciosa: o Santo Ofício gozava agora dos favores do regente D. Pedro (futuro D. Pedro II) e este ignorou o antigo apoiante. Magoado, Vieira tratou da publicação dos sermões e regressou ao Brasil.
Ainda se envolveu na política local, voltando a defender a abolição da escravatura dos índios e mergulhou na escrita profética. Morreu na Baía, a 17 de junho de 1697, com quase 90 anos.

FERREIRA, João, 2010. Histórias Rocambolescas da História de Portugal. Lisboa: A Esfera dos Livros (3.a ed.) (pp. 255-257)

Sem comentários:

Enviar um comentário