segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Os Maias - Contextualização histórico-cultural

Eça de Queirós - Os Maias

Contextualização histórico-cultural

Segunda metade do século XIX

Crise da implantação do liberalismo em Portugal

Final do Romantismo

·      1865 – Questão Coimbrã:
o   polémica entre Feliciano de Castilho e Antero de Quental que culmina na carta deste último intitulada «Bom Senso e Bom Gosto».
o   Manifestação de rebeldia da geração intelectual que se formara em Coimbra contra Castilho e o Ultra-Romantismo. Chefiam o conflito Antero de Quental, Eça de Queirós e Oliveira Martins;

·       Geração de 70.
o   procura fazer uma revolução cultural através da revisão de valores; transformação política, económica e religiosa; reformar os estilos de literatura e de vida;
o   Surge uma nova poesia contra os conceitos vigentes de cariz literário, mas também político, histórico e filosófico;
o   visava a reforma cultural ao nível dos valores, da literatura e da própria vida portuguesa, aproximando-a do modelo europeu.
o   figuras proeminentes desta geração foram Antero de Quental, Eça de Queirós e Oliveira Martins. Destacam-se numa perspectiva secundária, Ramalho Ortigão, Teófilo Braga, Gomes Leal, Guerra Junqueiro, Jaime Batalha Reis, Guilherme de Azevedo, Alberto Sampaio, Adolfo Coelho, Augusto Soromenho;
o   os mentores desta geração, ao promoverem uma autêntica revolução cultural, permitiram a abertura de um caminho para o progresso do país nas suas variadas áreas.

·      1871 – Conferências Democráticas do Casino Lisbonense
o   realizadas na Primavera de 1871 pelo grupo do Cenáculo: artistas e literatos que trazem de Coimbra para Lisboa a boémia e a inquietação política e social que culminaria nas Conferências Democráticas;
o   pretendem aproximar Portugal do mundo moderno, para que se estudassem as condições de transformação política, económica e religiosa da sociedade portuguesa;
o   estas conferências visavam alertar para os vários problemas responsáveis pela decadência do país e seu afastamento da Europa culta; promover conferências sobre as ideias que vigoravam na Europa, de forma a modernizar o país e agitar a opinião pública;
o   Inicialmente, estavam projetadas 20 conferências, mas apenas se realizaram 5, uma vez que o Governo mandou encerrar a sala e proibiu a realização das restantes, «por ofenderem clara e diretamente as leis do Reino».

  • Algumas características apontadas por Eça na 4ª conferência intitulada «o realismo como nova expressão da arte»:
      • a negação da arte pela arte;
      • a proscrição do convencional, do enfático, do piegas;
      • a abolição da retórica oca;
      • a reação contra o Romantismo;
      • a análise com o objectivo de encontrar a verdade absoluta;
      • a anatomia do carácter, a crítica do homem com o objectivo de distinguir o falso do verdadeiro e de condenar o que de negativo a sociedade revela, assumindo-se, assim, como uma didática de comportamento social.

·      Realismo:
o   Nova corrente artística que pretende cortar com o sentimentalismo;
o    Negação da arte pela arte;
o   Observação fria e objectiva da realidade;
o   Análise psicológica das personagens, determinada por três factores: hereditariedade, educação e meio;
o   Crítica de costumes e reforma social.


Sem comentários:

Enviar um comentário