segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Crónicas a propósito d'Os Maias

Bom dia. 174 pessoas gostam disto
Sou filho único, mas houve um tempo em que desejei muito ter uma irmã. Foi quando, aos 14 anos, li Os Maias e percebi que dois irmãos podem divertir-se imenso  

Eu sou filho único, mas houve um tempo em que desejei muito ter uma irmã. Foi quando, aos 14 anos, li Os Maias e percebi que dois irmãos podem divertir-se imenso. Após a leitura da obra de Eça de Queirós, compreendi a razão pela qual a fraternidade é um valor tão prezado. Os clássicos iluminam-nos, não há dúvida nenhuma. No entanto, nem todos os leitores podem ter a minha sensibilidade, e por isso é natural que o livro não comova toda a gente como me comoveu a mim. A Fnac acaba de lançar uma campanha que sugere: "Troque Os Maias pela Mayer". O anúncio gerou tanto sarrabulho no Facebook que foi rapidamente retirado. Este caso tem tamanha quantidade de factos a exigir reflexão que até tenho medo que me faça mal.
 
Primeiro, deve assinalar-se que uma campanha tem de ser mesmo muito canhestra para ser reprovada no Facebook. As pessoas do Facebook são, em geral, fáceis de agradar: declaram amizade umas às outras sem dificuldade nenhuma e qualquer proclamação simples como, por exemplo, "Ui, está tanto frio!", pode receber centenas de polegares aprovadores. Não é fácil irritar gente desta. E, ainda assim, a Fnac conseguiu-o.
Ora, a campanha não era assim tão má. Diz-se que a Fnac propunha um péssimo negócio ao cliente. Como um supermercado que dissesse: "Troque dois quilos de bife do lombo por uma lata de salsichas." Mas o anúncio não referia a quem pertenciam Os Maias e "a Mayer". Quem disse que é o cliente que entrega Os Maias e a Fnac que dá "a Mayer", e não o contrário? A campanha propõe uma troca. Tanto pode ser "Troque os seus Maias pela nossa Mayer" como "Troque os nossos Maias pela sua Mayer". Se nos perguntam: "Queres trocar dois quilos de lombo por uma lata de salsichas?", a resposta correcta é: "Sim, onde é que eu entrego a minha lata de salsichas?"

Além do mais, a troca faz especial sentido. Quem conhece Os Maias e a obra de Stephenie Mayer não pode deixar de verificar uma tautologia evidente. De acordo com a sinopse fornecida pela Wikipédia, os livros de Mayer contam a história de um vampiro vegetariano. É natural que quem tomou contacto com Os Maias apenas através dos apontamentos Europa-América ainda não tenha dado conta da semelhança. Para esses, desvendo um pouco mais do enredo. Sucede que o vampiro se apaixona por uma rapariga por cujo sangue se sente muitíssimo atraído - o que é problemático, uma vez que ela poderia levar a mal que ele lhe cravasse os dentes no pescoço para lhe beber o sangue. Sabe-se como são as mulheres: qualquer pequena coisa as pode indispor. Ou seja, temos um rapaz que se interessa por uma rapariga e o sangue dela constitui um problema. Exactamente a mesma história de Carlos e Maria Eduarda da Maia.

Ricardo Araújo Pereira
in Visão, Quinta feira, 9 de Fevereiro de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário