terça-feira, 8 de abril de 2014

Crónica de Costumes - O Jantar no Hotel Central - I

Os Maias - Crónica de Costumes

Os Maias - A crónica de Costumes


            A par da história da família, encontramos episódios que funcionam como a caracterização da sociedade portuguesa. Estes assumem a forma de crítica e de sátira social, revelando os defeitos sociais que impedem o progresso e a renovação das mentalidades. São apresentados como espelho dos elementos estruturadores da ação portuguesa e da forma de compreender e de estar no mundo daqueles que integram o país e que, afinal, se traduzem em falta de visão histórica e cultural, em ausência de espírito crítico, em apatia e ociosidade ou em importação de modas estrangeiras que não se adequam ao nosso perfil nacional, já para não falar no oportunismo decadente e medíocre que caracteriza os atos dos homens da nossa terra.
            Os espaços sociais aparecem construídos, na obra, quer através dos ambientes vividos pelas personagens, em determinados momentos, quer através do percurso de personagens que tipificam um determinado grupo social, caracterizando-o.

            São de realçar alguns episódios, onde a criação de ambientes específicos revela a preocupação do autor no sentido de evidenciar algumas das características mais flagrantes do povo português. Esses episódios (a par do percurso efectuado pelas personagens-tipo) constituem um dos vectores estruturais da obra: a crónica de costumes.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Perguntas e respostas-modelo - Os Maias

Perguntas e respostas modelo – Os Maias

p. 51-52 “Deram dez horas...” até ao final do parágrafo “Daí a dias fechou-se...”
1.     Analisa os sentimentos que dominam Afonso da Maia ao longo do excerto.
Ao longo deste excerto, é possível analisar os vários sentimentos que percorrem Afonso enquanto pai e enquanto avó.
Afonso contempla o neto “enternecido”, mostrando um imenso carinho e ternura, o que lhe permite apaziguar a dor que sente por toda a situação que está a viver. O amor que sente pelo neto, fá-lo ser preocupado com o seu bem-estar, estando disposto a fazer qualquer coisa, a satisfazer qualquer necessidade do neto, perguntando à ama se é preciso alguma coisa, “abafando a voz”, de modo a não perturbar o sono de Carlos. Esta preocupação pelo neto é igualmente demonstrada pelo facto de Afonso não “[ousar] beijá-lo, para o não acordar com as barbas ásperas”.
Em relação ao filho, sente uma grande preocupação e angústia, “não pôde sossegar” durante toda a noite, mostrando-se extremamente inquieto, “numa opressão, uma inquietação”, que o deixava em alerta, já que se  apercebera do estado de espírito do filho. Esta perturbação é tal que não o deixa adormecer, já que pressente que o seu filho pode cometer suicídio. Este seu pressentimento provoca-lhe uma enorme aflição, sendo o seu estado de completo desespero quando ouve o tiro, “gritando” de dor.
Este excerto comprova a diversidade e gradação de sentimentos por que Afonso passa, o que faz deste momento um dos mais dramáticos para esta personagem.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Perguntas e respostas-modelo - Os Maias

Lê o excerto da página 20 d’ Os Maias (edições Brasil) desde «Esta carolice que o cercava…» até «… teve o seu bastardozinho.».

1.     – Insere o excerto na globalidade da obra.
Este excerto insere-se no capítulo I do romance Os Maias de Eça de Queirós fazendo parte da intriga secundária. Após a família Maia ter regressado a Portugal do seu exílio em Inglaterra, Maria Eduarda Runa adoece, o que transforma o Ramalhete num exemplo de catolicismo «lançando Afonso num ateísmo rancoroso». Este excerto revela essencialmente a caracterização de Pedro da Maia, que «estava quase um homem» e a dependência que existia entre ele e a mãe. Posteriormente Maria Runa morre e Pedro fica durante muitos meses numa agonia profunda.

segunda-feira, 10 de março de 2014

quinta-feira, 6 de março de 2014

Os Maias - excertos a reter


Excertos importantes from blog12cad

A indicação do início dos parágrafos pretende ser facilitadora para a procura dos excertos, já que a paginação difere de edição para edição.