1 - Insere o
excerto na estrutura interna e externa da obra / Situa o excerto na globalidade
da obra.
Este excerto insere-se/ situa-se no capítulo III do Sermão de Santo António aos Peixes, quando Padre António Vieira
está a proceder à exposição das virtudes dos peixes, nomeadamente, às
características particulares do Peixe de
Tobias, cujo fel sarava a cegueira e o coração afastava os demónios. Na
parte final do excerto, quando refere «Ah moradores do Maranhão…» inicia a
Confirmação, fazendo uma referência irónica aos visados na sua crítica (colonos
do Maranhão) e, posteriormente, prosseguindo com a apresentação das virtudes da
Rémora. A anteceder este trecho, Vieira expõe as virtudes dos peixes em geral.
2 – «Ah
moradores do Maranhão, quanto eu vos pudera agora dizer neste caso! Abri, abri
estas entranhas; vede, vede, este coração. Mas ah, si, que me não lembrava! Eu
não vos prego a vos, prego aos peixes.»
2.1. Refere o valor expressivo/
expressividade dos seguintes recursos retóricos/ estilísticos: interjeições;
frases exclamativas; verbos no imperativo; conjunção coordenativa adversativa;
ironia; advérbios de afirmação e de negação.
Através da interjeição (“Ah”) e da frase exclamativa,
Pdre. António Vieira inicia a sua interpelação aos «moradores do Maranhão»,
transmitindo-lhes a ideia de quão injustos foram os hereges com Sto. António em
Arimino e, por isso, utiliza o imperativo “abri” e “vede”, pedindo-lhes que
vejam as suas “entranhas” e o seu “coração”, à semelhança do Peixe Tobias. Ou
seja, apela à sua disponibilidade para receberem a verdadeira doutrina contida nas
palavras do pregador. A utilização da conjunção coordenativa “mas” pretende
contradizer a interpelação referida anteriormente, ao dizer que não pregava
para eles, mas para os peixes. Este recurso contribui para a construção da
ironia, que supostamente o faz “cair em si” e relembrá-lo do seu real
auditório, assim como o uso dos advérbios de negação (“não”) e de afirmação
(“sim”) que, por oposição, mostram o contraste existente nos dois auditórios
referenciados. Todos os processos estilísticos acima referidos contribuem para
chamar a atenção dos ouvintes, fazendo-os reflectir sobre a necessidade de
escutarem a verdadeira doutrina.
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