sábado, 13 de junho de 2015

Início do capítulo III

1 - Insere o excerto na estrutura interna e externa da obra / Situa o excerto na globalidade da obra.

Este excerto insere-se/ situa-se no capítulo III do Sermão de Santo António aos Peixes, quando Padre António Vieira está a proceder à exposição das virtudes dos peixes, nomeadamente, às características particulares do Peixe de Tobias, cujo fel sarava a cegueira e o coração afastava os demónios. Na parte final do excerto, quando refere «Ah moradores do Maranhão…» inicia a Confirmação, fazendo uma referência irónica aos visados na sua crítica (colonos do Maranhão) e, posteriormente, prosseguindo com a apresentação das virtudes da Rémora. A anteceder este trecho, Vieira expõe as virtudes dos peixes em geral.

2 – «Ah moradores do Maranhão, quanto eu vos pudera agora dizer neste caso! Abri, abri estas entranhas; vede, vede, este coração. Mas ah, si, que me não lembrava! Eu não vos prego a vos, prego aos peixes.»

        2.1. Refere o valor expressivo/ expressividade dos seguintes recursos retóricos/ estilísticos: interjeições; frases exclamativas; verbos no imperativo; conjunção coordenativa adversativa; ironia; advérbios de afirmação e de negação.


Através da interjeição (“Ah”) e da frase exclamativa, Pdre. António Vieira inicia a sua interpelação aos «moradores do Maranhão», transmitindo-lhes a ideia de quão injustos foram os hereges com Sto. António em Arimino e, por isso, utiliza o imperativo “abri” e “vede”, pedindo-lhes que vejam as suas “entranhas” e o seu “coração”, à semelhança do Peixe Tobias. Ou seja, apela à sua disponibilidade para receberem a verdadeira doutrina contida nas palavras do pregador. A utilização da conjunção coordenativa “mas” pretende contradizer a interpelação referida anteriormente, ao dizer que não pregava para eles, mas para os peixes. Este recurso contribui para a construção da ironia, que supostamente o faz “cair em si” e relembrá-lo do seu real auditório, assim como o uso dos advérbios de negação (“não”) e de afirmação (“sim”) que, por oposição, mostram o contraste existente nos dois auditórios referenciados. Todos os processos estilísticos acima referidos contribuem para chamar a atenção dos ouvintes, fazendo-os reflectir sobre a necessidade de escutarem a verdadeira doutrina.

Sem comentários:

Enviar um comentário