sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O poder da argumentação



Prova escrita de Português – 2012, 1ªfase
Grupo III
Hoje em dia, os meios de comunicação de massas e as redes sociais oferecem uma resposta cada vez mais eficaz àqueles que procuram a popularidade.

Num texto bem estruturado, com um mínimo de duzentas e um máximo de trezentas palavras, apresente uma reflexão sobre a procura da popularidade no mundo atual.

Fundamente o seu ponto de vista recorrendo, no mínimo, a dois argumentos e ilustre cada um deles com, pelo menos, um exemplo significativo.


Possíveis argumentos e exemplos para este enunciado:

Argumento - Necessidade constante de afirmação social
Exemplo - pessoas que entram em concursos tipo "Big Brother" com a ilusão de que poderão usufruir de algo com isso;
               - pessoas que fazem de tudo para aparecer nas revistas, mesmo os considerados vips, muitas vezes, oferecem "furos" de reportagem só para poderem aparecer e não serem esquecidos;

Argumento - Ser popular é uma afirmação pessoal fulcral para o desenvolvimento de alguns adolescentes.
Exemplo - há crianças que necessitam de se evidenciar perante os outros só para pertencerem a um determinado grupo – pressão de grupo;
               - muitas vezes, aqueles que outrora foram vítimas de bulliyng, decidem aderir a determinado grupo para se sobreporem aos outros e se afirmarem;

Argumento - Numa sociedade em que as redes sociais lideram, é essencial para o indivíduo se sublimar neste campo/dar-se a conhecer, nem sempre pelos melhores motivos.
                   - páginas de facebook, blogues, twitter com post's polémicos de modo a ter muitos "likes" ou comentários e assim atingir fama;
                   - vídeos no youtube com situações caricatas; vídeos no youtube com atuações de pseudo-cantores ou cantores em início de carreira que esperam que esta seja a sua rampa de lançamento...

Argumento - A popularidade como sinónimo de felicidade.
                  - há pessoas que consideram que só serão felizes se forem famosas e são capazes de tudo para atingirem a fama (que na maioria das vezes é fugaz);

Argumento - A popularidade como meio de atingir o sucesso económico.
                  - quem entra em programas como o "secret story" pretende ser conhecido para daí tirar dividendos (após estas participações, estes indivíduos cobram cachet para aparecer em determinados locais);


Argumentos e exemplos pensados - Agora, o que fazer? Escolher aqueles que parecem mais distintos e escrever sobre eles. Por vezes, há exemplos que servem para vários argumentos e, para além disso, podemos sempre dar mais do que um exemplo para cada argumento.

Não esquecer:
- um cuidado especial com a linguagem;
- utilizar estratégias para convencer o leitor (adjetivos expressivos, figuras de estilo, recursos estilísticos, etc...)
- ter Padre António Vieira como exemplo - lembrem-se do que ele faz para chamar a atenção do seu auditório, para convencê-lo do seu ponto de vista - naturalmente ele está a fazer um Sermão, logo pode dirigir-se ao auditório diretamente, o que não é o nosso caso, mas há várias formas de atingir o leitor sem utilizar o "eu" e o "tu". Exemplo – “Será que vale mesmo a pena o indivíduo sujeitar-se à exposição pública em prol de uma popularidade, com uma validade tão curta, como acontece nos nossos dias? Provavelmente, quem procura a popularidade a qualquer preço responderá afirmativamente, mas com toda a certeza, alguém mais consciente perceberá que essa "venda pessoal" só poderá trazer dissabores no futuro." – Este excerto transmite um ponto de vista? Capta a atenção do leitor? Tem eficácia argumentativa?

Deu para perceber?

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