Prova
escrita de Português – 2012, 1ªfase
Grupo III
Hoje em dia,
os meios de comunicação de massas e as redes sociais oferecem uma resposta cada
vez mais eficaz àqueles que procuram a popularidade.
Num texto bem estruturado, com um mínimo de duzentas e um máximo de
trezentas palavras, apresente uma reflexão sobre a procura da popularidade no
mundo atual.
Fundamente o seu ponto de vista recorrendo, no mínimo, a dois argumentos
e ilustre cada um deles com, pelo menos, um exemplo significativo.
Possíveis argumentos e exemplos para este enunciado:
Argumento - Necessidade constante de afirmação social
Exemplo - pessoas que entram em concursos tipo "Big Brother"
com a ilusão de que poderão usufruir de algo com isso;
- pessoas que fazem de tudo para aparecer nas revistas, mesmo os considerados
vips, muitas vezes, oferecem "furos" de reportagem só para poderem
aparecer e não serem esquecidos;
Argumento - Ser popular é uma afirmação pessoal fulcral para o
desenvolvimento de alguns adolescentes.
Exemplo - há crianças que necessitam de se evidenciar perante os outros
só para pertencerem a um determinado grupo – pressão de grupo;
- muitas vezes, aqueles que outrora foram vítimas de bulliyng, decidem aderir a
determinado grupo para se sobreporem aos outros e se afirmarem;
Argumento - Numa sociedade em que as redes sociais lideram, é essencial
para o indivíduo se sublimar neste campo/dar-se a conhecer, nem sempre pelos
melhores motivos.
- páginas de facebook, blogues, twitter com post's polémicos de modo a ter
muitos "likes" ou comentários e assim atingir fama;
- vídeos no youtube com situações caricatas; vídeos no youtube com atuações de
pseudo-cantores ou cantores em início de carreira que esperam que esta seja a
sua rampa de lançamento...
Argumento - A popularidade como sinónimo de felicidade.
- há pessoas que consideram que só serão felizes se forem famosas e são capazes
de tudo para atingirem a fama (que na maioria das vezes é fugaz);
Argumento - A popularidade como meio de atingir o sucesso económico.
- quem entra em programas como o "secret story" pretende ser
conhecido para daí tirar dividendos (após estas participações, estes indivíduos
cobram cachet para aparecer em determinados locais);
Argumentos e exemplos pensados - Agora, o que fazer? Escolher aqueles
que parecem mais distintos e escrever sobre eles. Por vezes, há exemplos que
servem para vários argumentos e, para além disso, podemos sempre dar mais do
que um exemplo para cada argumento.
Não esquecer:
- um cuidado especial com a linguagem;
- um cuidado especial com a linguagem;
- utilizar estratégias para convencer o leitor (adjetivos expressivos,
figuras de estilo, recursos estilísticos, etc...)
- ter Padre António Vieira como exemplo - lembrem-se do que ele faz para
chamar a atenção do seu auditório, para convencê-lo do seu ponto de vista -
naturalmente ele está a fazer um Sermão, logo pode dirigir-se ao auditório
diretamente, o que não é o nosso caso, mas há várias formas de atingir o leitor
sem utilizar o "eu" e o "tu". Exemplo – “Será que vale
mesmo a pena o indivíduo sujeitar-se à exposição pública em prol de uma
popularidade, com uma validade tão curta, como acontece nos nossos dias?
Provavelmente, quem procura a popularidade a qualquer preço responderá
afirmativamente, mas com toda a certeza, alguém mais consciente perceberá que
essa "venda pessoal" só poderá trazer dissabores no futuro." –
Este excerto transmite um ponto de vista? Capta a atenção do leitor? Tem
eficácia argumentativa?
Sem comentários:
Enviar um comentário