sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O poder da argumentação



Prova escrita de Português – 2012, 1ªfase
Grupo III
Hoje em dia, os meios de comunicação de massas e as redes sociais oferecem uma resposta cada vez mais eficaz àqueles que procuram a popularidade.

Num texto bem estruturado, com um mínimo de duzentas e um máximo de trezentas palavras, apresente uma reflexão sobre a procura da popularidade no mundo atual.

Fundamente o seu ponto de vista recorrendo, no mínimo, a dois argumentos e ilustre cada um deles com, pelo menos, um exemplo significativo.


Possíveis argumentos e exemplos para este enunciado:

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Figuras de estilo - expressividade (pelos alunos)


Clarifica a expressividade da exclamação “Oh grande louvor verdadeiramente para os peixes e grande afronta e confusão para os homens!” (capítulo II)

Tópicos:
-       reforça o sentimento de frustração, revolta, angústia, estupefacção  do orador face ao comportamento do Homem;
-       reforça a admiração do orador pelos peixes e o lamento de que os homens sejam como são;
-       desejo de que os homens sejam como os peixes;
-       Interjeição “Oh” como marca da oralidade e de expressão de sentimentos, reforçada pelo facto de ser uma frase exclamativa;
-       Crítica aos homens por não ouvirem com a devida atenção e até por recusarem o “sal” que é lançado à terra

Resposta
            Uma frase exclamativa é uma expressão de sentimentos, podendo também ser considerada uma marca de oralidade, sendo esta uma das características usadas por Padre António Vieira nos seus Sermões.
            Neste caso a exclamação “Oh grande louvor verdadeiramente para os peixes e grande afronta e confusão para os homens!” reforça o sentimento de frustração, revolta, angústia e estupefação do orador face ao comportamento do Homem, uma vez que Padre António Vieira se apercebe de que o seu “sal” não é recebido pelos homens, ao contrário do que acontece com os peixes que o ouvem numa “ordem, quietação e atenção” extremas. Desta forma, existe uma admiração do orador pelos peixes, levando, assim, o mesmo a lamentar a situação em que se encontram os homens e a desejar que estes sejam como os peixes.
            Suposto isto, Padre António Vieira critica o comportamento dos homens e exalta o dos peixes como um exemplo a seguir.
11º1A, ano letivo 2013-2014

Figuras de estilo - expressividade (pelos alunos)


Clarifica a expressividade da exclamação “Oh grande louvor verdadeiramente para os peixes e grande afronta e confusão para os homens!” (capítulo II)

Tópicos:
-       frase exclamativa – expressa sentimentos, emoções, ...
-       reforça a desilusão (tristeza, angústia, frustração, estupefação) em relação aos homens, admiração em relação aos peixes;
-       realça as diferenças entre o Homem e os peixes;
-       o homem receia e não percebe a verdadeira doutrina – recusa-a
-       o homem comporta-se como um ser irracional e os peixes como racionais, já que os primeiros não recebem a verdadeira doutrina e inclusivamente atentam contra a vida de quem a profere, e os peixes acorrem a ouvir Santo António

Resposta:
            Através da exclamação “Oh grande louvor verdadeiramente para os peixes e grande afronta e confusão para os homens!”, Padre António Vieira transmite os seus sentimentos em relação ao Homem.
O orador reforça a desilusão e estupefação em relação aos homens, em contraste com a admiração que sente pelos peixes. Estes sentimentos são justificados pelo facto dos homens não quererem ouvir a verdadeira doutrina,  comportando-se como um ser irracional e os peixes como racionais, já que os primeiros a recusam, e inclusivamente atentam contra a vida de quem a profere, enquanto os peixes acorrem a ouvir Santo António.
Em suma, esta angústia e frustração sentidas por Padre António Vieira devem-se à constatação das diferenças entre o Homem e os peixes, aspeto amplamente abordado neste Sermão.
11º2, ano letivo 2013-2014